TEATRO DE MARIONETES


A MARIONETE SAPATEANDO É ESPETACULAR!!!


As marionetes – também conhecidas como fantoches - são bonecos de pano ou de qualquer outro material, representando pessoas ou animais, movidos por meio de cordéis manipulados por pessoa oculta atrás de uma tela, em um palco em miniatura.

Instrumento de diversão, educação e propaganda, o teatrinho de marionetes representa para o palco o mesmo que o desenho animado para as telas cinematográficas. Dirigido, sobretudo, às platéias infantis, ele foi incorporado a programas de ensino, sendo utilizado, também, como eficaz meio psicoterapêutico, capaz de libertar as tensões das crianças e de canalizar suas capacidades expressivas.


A origem das marionetes parece ser italiana. Em Veneza, no século 10, realizava-se a festa das Marias, durante a qual doze jovens ricamente vestidas saíam em procissão pela cidade. Essas moças foram depois substituídas por estátuas de madeira, chamadas marione, que, reproduzidas em miniatura por fabricantes de brinquedos, receberam o nome de marionetta. No Brasil, por extensão, o termo afrancesado “marionetes” passou a designar bonecos, títeres e fantoches desenhados, em geral, por especialistas, confeccionados em madeira, pano ou papelão e movidos, através de fios, por pessoas treinadas. (...)

            A confecção de uma marionete exige certos conhecimentos. Geralmente, no projeto de um boneco, os desenhistas recomendam a utilização de madeiras moles, como o pinho, ou qualquer tipo de plástico ou tecidos (recheados). Os desenhistas projetam também o vestuário e a exata localização dos vários fios que ligam a marionete aos dedos do operador, cuidados realmente necessários para assegurar a perfeita liberdade de movimentos.

            A movimentação por meio de fios é característica das marionetes, que se distinguem por isso de outros bonecos usados nos teatros infantis, como os que recobrem a mão do operador (fantoche, títere de guante). Neste caso, o indicador é enfiado no pescoço e na cabeça do boneco, usando-se o polegar e o dedo médio para preencher os braços. Enquanto as marionetes são acionadas de cima do pequeno palco, esses outros bonecos são movimentados de baixo, da mesma forma que os títeres, que são apoiados em varetas e exigem um local para o operador, sob o palco. Nas marionetes o suporte é dado pelos fios que saem dos ombros; nos títeres, é dado pela vareta.

            Existem também bonecos em que a movimentação é feita a um só tempo por fios, varetas e mãos do operador, como o bunraku, boneco japonês que possui quase 2/3 do tamanho de um adulto. Ele é acionado por três pessoas: uma delas insere a mão esquerda nas costas do boneco, controlando a cabeça por meio de uma vareta à qual estão ligadas alavancas auxiliares para os olhos, boca e sobrancelhas; as outras duas controlam mãos e pés.

Fonte: Enciclopédia Abril
Este texto também foi publicado em www.efecade.com.br, que o autor está construindo. Visite-o e deixe a sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário