UM POUCO DE TEATRO MAMULENGO



No teatro de mamulengos não se diz representar ou apresentar um espetáculo e sim "brincar de boneco". Guarda elementos vinculados à tradição dos folguedos Ibéricos sendo remanescente dos espetáculos da Commedia Dell'Art. Em geral o ator (mamulengueiro) tem apenas um roteiro do espetáculo. O texto é em sua maior parte improvisado de acordo com as reações do público. Quase sempre o mamulengo é baseado em enredos heróicos, repletos de pancadarias, danças comicidade e críticas a personalidades e a instituições públicas.

ENCONTRO DO ADULÃO SEGUNDO ESTELA

DE LÁ PRA CÁ.... DAQUI PRA LÁ...

O “Intercâmbio” foi uma benção. Foi tudo maravilhoso porque Deus estava lá! Foi tremendo gente!
Andei por Suzano sentindo em cada passo daquele chão a vontade do Senhor! Alegrei-me de mais e senti muita honra estando lá! Inexplicável! É coisa que só Deus entende porque olha para dentro do meu coração... Palavras não tenho. As coisas na vida daqueles que confiam no Senhor acontecem como tem que acontecer! E é só confiar! Fácil não é? Glória a Deus por todas as coisas que Ele tem feito, pelo quanto tem nos ensinado e por Seu Espírito fazer morada em nós... Isso é privilégio e se manifesta de várias formas, uma delas é no amor de uns para com os outros! 

Foi um privilégio conhecê-los e meu coração carrega todos vocês amados em Cristo! Agradeço especialmente à Verônica e família por tanto carinho e cuidado comigo nos dias que estive lá. À Juliana e Rodrigo: Deus tem uma missão muito especial pra realizar através desse casal abençoado, que me abençoou também. Ganhei muitos amigos irmãos! Quanta felicidade! Gente de fé, gente de ouro, gente disposta, que tem garra, que ama o Senhor, que faz tudo por amor. Deixo milhões de beijos para esse povo maravilhoso que o Senhor tem separado para si e para os Soldados que ainda terei a chance e honra de conhecer no próximo Intercâmbio.  ;)

Em Cristo


Estela P.F.dos Santo
GRUPO RESGATART
www.batistareviver.com.br

20 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE

" O teatro capaz de co(r)responder à criança de hoje nos coloca assim, diante de algumas questões: a busca de uma dramaturgia em que o autor seja alguém coerente com o sentido acima dado à palavra, alguém capaz de responder às perguntas que definem um autor: eu tenho o que dizer? O que vou dizer será capaz de dar ao espectador uma experiência capaz de aumentar sua observação, sua percepção de objetos e fatos, de contribuir para sua maturação, de abrir seus olhos a uma realidade ampliada pela imaginação, a criação, a fantasia? De proporcionar-lhe a riqueza e diversidade de experiências capazes de suscitar seu desenvolvimento? Ou de estimular sua socialização, sua abertura aos outros e ao mundo? De expressar a instabilidade e transformação do mundo em que vivemos com uma estrutura aberta e flexível, que possibilite maior atividade e participação? Participação que não tem nada a ver com gritaria ou cantoria provocadas e passivamente repetidas, ou indução a um mecânico e imitativo bater palmas. Pelo contrário, atividade ou passividade são tendências opostas, mas igualmente estimulada na relação criança-ambiente, hoje: porém a passividade a faz perder sua capacidade criadora, tornando-se apenas repetidora, reprodutora (de)formada por "modelos" vistos; enquanto que a atividade incentiva sua capacidade de ter iniciativa e organização, de agir com apoio relativamente pequeno do meio ambiente, de enfrentar obstáculos e desafios, inclusive diante de forças dominadoras. Em suma, de acrescentar algo a quem vê."


Leia na íntegra em:

APOSTILA ADULÃO PARA TEATRO INFANTIL



BREVE!!!

APOSTILA DE TEATRO PARA CRIANÇAS
FEITA PELO ADULÃO!

AGUARDEM!!!



P.S. E orem por nós hihihihi

ANIVERSÁRIO DO ADULÃO

ANIVERSÁRIO DO EXÉRCITO DE ADULÃO !!!!!!!!!!!!
2 ANOS!!!

Dia 08 de fevereiro completamos mais um ano de ministério. Sou grata a Deus por cada um que se juntou a nós. Com dois anos estamos ainda descobrindo em Deus o que Ele tem para este grupo. Começamos com o objetivo formarmos uma rede de intercessão pelo país. Líderes de teatro orando uns pelos outros cobrindo o território brasileiro. O grupo cresceu mais que eu imaginava e nos organizamos em famílias.

E agora tão pertinho de fazermos 2 anos, o Senhor veio nos despertar, nos reanimar, porque a seara é muito muito grande e poucos são os ceifeiros. E para comemorar esses dois anos, em obediência ao Senhor, estamos ampliando o Adulão. Criamos segmentos dentro do Exército. O Senhor tem prometido uma nova visão, novos sonhos. E essa nova identidade para o Adulão, essa "reforma" no nosso blog é para que se cumpra a promessa que está na Palavra de Deus:  
“Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.” (Isaías 54: 2-3)

Permanecemos andando, rompendo em fé,  sempre atentos à voz do nosso general  Jesus Cristo!
A honra, a glória e o poder sejam dados a Ele!!!
Parabéns a cada soldado!!! Um abraço bem apertadinho em cada um!

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

O  Adulão está iniciando a campanha:

ABRA OS OLHOS PARA ORAR

Trata-se de uma campanha com o objetivo de alertar o quanto nós, artistas cristãos, precisamos urgentemente ouvir o clamor das pessoas que estão em prisões de alma. O Espírito Santo tem intercedido com gemidos inexprimíveis perante Deus, a favor de vidas que a gente tem fechado os olhos para a realidade delas. Temos fechado os olhos por preconceito, medo, falta de informação ou por não ser conveniente para igreja tratar desses assuntos.

“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes.” (Isaías 61:1-2)


O Mentiroso - peça sobre bulling e abuso sexual infantil 

Certa vez levei um texto teatral direcionado ao público infantil para ser apresentado em uma igreja. A peça falava de uma forma muito cuidadosa sobre abuso sexual infantil e bulling. A peça não era em nada ofensiva ou polêmica. Já havia apresentado essa peça anteriormente.  Nas apresentações as crianças riam do começo ao fim e os adultos choravam.  Dessa vez, ao leremo texto, essa igreja mandou o recado: Não estamos prontos para falar sobre esse assunto. Logo fiquei sabendo que naquela mesma igreja, havia diáconos se relacionando indevidamente com crianças da igreja.

Até quando não estaremos prontos para falar sobre as feridas das pessoas? Até quando o tema das nossas músicas, nossas danças, nossas peças teatrais, fugirão do que as pessoas de fato têm chorado?


Essa campanha, que se desenvolverá ao longo deste ano, buscará estratégias para alertar os artistas cristãos que a nossa geração pode ser mudada. Dois dos  pilares dessa campanha que exploraremos  é abrir os olhos por meio da intercessão (para que o Espírito Santo traga revelação e direcionamento) e a pesquisa de informações para que enxerguemos e entendamos melhor a nossa sociedade.

ABRA OS OLHOS PARA ORAR. Temos fechado nossos olhos para falar com Deus, para louvar, para adorar,  e também fechamos nossos olhos para a dor do aflito, para o clamor do que está com sua alma desfalecendo, para o que foi levado pelo inimigo. ABRAMOS NOSSOS OLHOS PARA ORAR. Tem muita coisa que a gente está se recusando ver e fazer alguma coisa a respeito.

ACOMPANHE NO BLOG ESSA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E LEVE PARA A SUA IGREJA ESSE APELO!!!